Há cada vez mais pessoas chegando nos consultórios insatisfeitas com suas relações e buscando soluções e alternativas para o modelo relacional existente. Apesar disso, muitos psis não têm nenhuma informação sobre outras possibilidades/ modelos relacionais além da monogamia. Assim, muitos pacientes acabam não tendo coragem de se abrir sobre a não monogamia na terapia e quando se abrem, geralmente não são acolhidos de forma apropriada.
É de extrema importância que psicólogues e terapeutas contemporâneos estejam abertos à compreensão e estudo dessas novas propostas que fogem à norma monogâmica.
Aprenda o que é não monogamia e se prepare para atender pessoas não monogâmicas na minha Jornada Psis Não Mono: um caminho para compreender e acolher as novas demandas relacionais na clínica
A faculdade não nos prepara para pensar outros formatos relacionais além da Monogamia. E muito menos para acolher e orientar pessoas que se identificam como não monogâmicas. Será necessário desconstruir ideias socialmente impostas sobre a monogamia e o amor romântico e ter acesso às informações necessárias para trabalhar com essa demanda.